Como escolher a carreira e o concurso que mais se assemelham ao que gosta?

Muitos candidatos ficam em dúvida sobre a que concurso dedicar seu tempo, seus estudos ou, até mesmo, se o concurso escolhido tem relação com as atividades que gostariam de desempenhar.

Escolher o concurso e a carreira ideal é fundamental para o sucesso nos resultados, ou seja, ser aprovado. Muitos consideram apenas os benefícios, a estabilidade e a remuneração, esquecendo-se de analisar o tempo diário de dedicação, as cidades para as quais poderão ser selecionados e a rotina de trabalho, o que pesará significativamente no sucesso do desempenho das atribuições do cargo. Não podem esquecer que deverão permanecer por muitos anos até a aposentadoria.

Não seja mais um que sai se inscrevendo em todos os concursos que aparecem. Quem segue qualquer caminho não sabe exatamente aonde quer chegar. Trace objetivos claros, coloque no papel. Elabore um plano de estudo e tenha disciplina para cumprir. Leia com bastante atenção e cuidado o edital do concurso, avalie as disciplinas que serão estudadas e veja se têm afinidade com o que você mais gosta de dedicar o seu tempo. Conheça profundamente quais são as suas competências e se elas são compatíveis com as suas escolhas. Enumere seus valores e verifique se a organização para a qual você deverá trabalhar possui valores semelhantes aos seus ou mesmo se você está disposto a mudar e se adaptar. Busque informações sobre o ambiente de trabalho, a rotina, as tarefas, as habilidades importantes, as normas internas, as lideranças, a evolução na carreira, os desafios e as pressões enfrentadas, conversando com as pessoas que foram aprovadas e que já trabalham no cargo escolhido.

Tomando esses cuidados, as chances de sucesso são muito maiores. Não que se eliminem as possibilidades de arrependimentos ou incompatibilidades, mas podem ser reduzidas.

Mesmo com tudo isso, se, após aprovado e ter trabalhado durante algum tempo, surgir a certeza de que não era bem esse o alvo, nada impede que dê uns passos atrás para avançar mais adiante. Volte, faça um novo planejamento – inclusive financeiro, trace novos objetivos e vá em frente em direção a eles.

Invista no autoconhecimento, pois ele é o principal caminho para o sucesso. Comece a prestar atenção nos seus pensamentos, sentimentos e reações em determinadas situações importantes e desenvolva a inteligência emocional, a resiliência, a empatia. Busque profissionais que possam ajudá-lo nessa empreitada. Valerá a pena. Afinal, o que importa realmente é a sua felicidade e o seu bem-estar em todos os aspectos de sua vida! Pense nisso.

FLORESCIMENTO E AMOR!