Como conquistar uma promoção em 2019

Conquistar uma promoção no trabalho é o objetivo de todo profissional, pois se trata de uma das formas de reconhecimento pelo desempenho diferenciado e, consequentemente, aumento na remuneração.

Grandes empresas possuem plano de carreira. Quando um funcionário é promovido, normalmente abre-se uma vaga, que pode levar à promoção de um outro funcionário. As empresas costumam manter essa prática de promoção, em ritmos diferenciados, conforme a conjuntura do país e realidade da organização.

Para que a promoção aconteça, em primeiro lugar recomendamos que não faça dela seu único objetivo. A promoção precisa ser consequência de um trabalho bem feito. Os gestores não o promoverão se seus resultados não forem significativamente superiores aos dos seus colegas. Apenas demonstrar empenho não o levará à promoção, tão pouco alegar que seu colega ganha mais ou que você está em dificuldades financeiras.

Se você é uma pessoa que tem os conhecimentos e habilidades necessárias à vaga, ou seja, sabe fazer o trabalho, precisa estar atento/a às suas atitudes: como você coloca seus conhecimentos e habilidades em prática? Quais os valores que estão embutidos em seus comportamentos? Esses valores são compatíveis com os da organização para a qual você trabalha?

O mercado de trabalho exige hoje que todo profissional tenha, no mínimo, valores relacionados a respeito, boa vontade, disposição, foco, cooperação, trabalho em equipe e desempenho de excelência. Aqueles valores que você tiver a mais serão o seu diferencial competitivo.

Como dicas para conquistar a promoção, sugerimos:

  • Ter clareza do cargo almejado e suas atribuições – pergunte às pessoas que já ocupam esse cargo como é o trabalho e certifique-se de que é isso que você quer;
  • Trabalhar como se fosse o dono do negócio – otimize recursos e busque formas de aumentar o lucro da empresa;
  • Ter muita disposição – não faça “corpo mole”, seja produtivo, realize todas as atividades sob sua responsabilidade e mais um pouco, assuma atividades compatíveis com o cargo que deseja, mesmo que não sejam tão prazerosas;
  • Inteirar-se sobre os critérios de promoção da empresa – converse com seu chefe sobre seu desejo de ascensão, peça feedback, orientação e ajuda para chegar lá;
  • Manter-se atualizado/a: especialize-se e aprenda sempre;
  • Traçar um plano de desenvolvimento para a promoção, estabelecendo as ações a serem tomadas e respectivos prazos, cumprindo com foco, disciplina e determinação.

Como recomendação adicional, controle sua ansiedade e aguarde o momento certo para pleitear a sua promoção. Especialistas afirmam que o tempo médio que um profissional precisa para conseguir se estabilizar em uma posição e adquirir a experiência desejável para alcançar novos cargos é de dois anos, o que não significa que não possa ocorrer antes ou depois disso.

Uma promoção é sempre uma questão delicada, principalmente em tempos de crise. Se for pedir, foque o discurso no seu desempenho, nos resultados que você entregou e o impacto disso nos negócios e nunca desconsidere o momento financeiro da empresa, pois pode ser que esteja reduzindo custos e revendo investimentos. Se for o caso, aguarde o momento mais oportuno.

Aja e responsabilize-se pela construção do seu futuro!

FLORESCIMENTO E AMOR!